terça-feira, 26 de outubro de 2010

Bonecos & Arte

 Três dias depois... (Começando a nascer...)

Trabalho em construção... Bonecos, Arte e Vida!




segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Bonecos & Arte

Atividade Desenvolvida com alunos/alunas da 5ª Série
Teatro de Bonecos.

Material: Meia fina, pó de serragem, semente de alpiste, papel e cola para acabamento...
PS: Regar com água todos os dias e deixar em local onde haja luz natural.

Depois de 4 a 5 dias o alpiste começa a nascer originando cabelo no boneco que será trabalhado em sala de aula com contação de história.







Agora é só aguardar...

Professora Deolinda Cornicelli Buosi.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A Moda e a Arte

Trabalho realizado pelos alunos e alunas do Ensino Médio

Designer e Moda
Através dos tempos...


 Roupas que marcaram época




Confecção de Vestimenta a partir de material de refugo

Nesta atividade primeiro foi estudado as roupas nas obras de arte de diversos estilos e movimentos artísticos e depois a prática na criação de modelo com materiais diversos e estilos variados...

Confecção de Cartões para o dia dos Professores e Professoras do Colégio Nestor Víctor...







Aula de Arte

6ª Série






Filmes sugeridos:

A Missão
A Educação de Pequena Árvore
Pocahontas
Uma aula Guarani ete
Terra Vermelha
Iracema

OBS: Passar somente trechos dos filmes que condizem com os conteúdos abordados.
Não esquecer de dar sentido as imagens (arquitetuta, indumentária, rito, etc...)

Povos Indígenas
(Artesanato)



Oficina de História e Cultura Indígena/Altônia-PR




Oficina de História e Cultura Indígena em Umuarama-PR


Oficina de História e Cultura Indígena

Lembrete:

Temas Contemmporâneos foram substituídos por Temáticas (Caderno temático disponível no portal da Educação do Paraná)

Educação Escolar Indígena é aquela exercida pela comunidade indígena, é uma modalidade de ensino;
Escola Indígena é o atendimento escolar dos povos indígenas. (No Paraná há 33 Escolas Indígenas).

O Conteúdo a ser desenvolvido, isto é a temática a ser abordada tem a nomenclatura de: História e Cultura Indígena, que é obrigatória nas aulas de todas as disciplinas...

Os termos que incomodam e devem ser evitados são:
Pego a laço
Bugre
Nosso Índio
Pobres Índios
Tribo...

PS: Os Índios, assim como a escola, os alunos, não são nossos... Evitar estes termos... Tribo deverá ser substituído por Povos Indígenas. Povos Indígenas vivem em aldeias ou territórios e não em Reservas...

Os Indígenas não são do Brasil, são povos que habitam o Brasil! (Povos com idiomas, usos e costumes diversificados e peculiares a sua etnia)

Há uma legislação Indiginista que garante a esses povos o exercício de sua cultura e dos seus direitos. (A Legislação está disponível no portal da Educação do Paraná)

PS: Os mitos, termos ou denominações pejorativas devem ser abolidas por intermédio de conversação e informação... Não devemos ironizar tais mudanças, caso isso ocorra, se faz necessário o cumprimento da Lei...

Nem toda Terra Indígena é comunitária, há uma parte comum a todos e a todas, ( Coletiva) e uma parte privada.

Os limites de Estados e países não dividem os grupos "povos" Indígenas que vivem em diversas localidades, assim, cada governo pode e deve desenvolver políticas cooperativas...

As três maiores áreas indígenas no Paraná são: Rio das Cobras, Ribeirinha e Marrecas.

No Paraná habitam cerca de 9700 indígenas...

Cosmologia: Os povos indígenas usam sua marca (desenhos geometrizados) em cestos, artesanato, pintura corporal, etc... Assim, os diversos povos se identificam...

Não utilizamos os nomes dos povos indígenas no plural... (Povos Xetá, Povos Guarani, Povos Chokleng, Povos Kaingang, etc...) São povos singulares!!!!!...

Assim devemos evitar o termo DESMISTIFICAR, pois não TEMOS que agir assim, mas PRETENDEMOS, fazer o melhor. O discurso deve ser revisto diante da atual conjuntura, ( Devemos Pensar na Linguagem...),
Diante da Diversidade de gêneros a mulher deve ser visibilizada no texto e na fala, respeitar é o melhor caminho!!!

Para as colegas Professoras que participaram da Oficina de História e Cultura Indígena em Altônia e Umurama... Um grande abraço...

PS: Contem sempre comigo! Nós que já vivemos "Depois da Floração da Taquara"...rs (Mais de Trinta), Temos que partilhar nossos saberes, nossa prática e nossa experiência... Esperamos também que aqueles e aquelas que estão chegando, nos tragam o frescor de seus sonhos para fazermos da Educação o palco da Cidadania!!!
Abraços.
Professora Deolinda Corniceli Buosi.
Bonsai Artificial: Arte com papel (6ª Série)




sexta-feira, 1 de outubro de 2010


Tela Viva
Leitura de Imagem com Registro Fotográfico
(As fotos acima são as Obras e abaixo o Resultado da leitura realizada pelos alunos e alunas do 3º ano do Ensino Médio)






Professora Deolinda Corniceli Buosi
Lúdico

Dedoches e Cia

Alunos da 5ª Série









Profesora Deolinda Cornicelli Buosi